Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Enchentes

Enchente em São Paulo
Na madrugada do dia 21 de dezembro (terça-feira), moradores da zona leste de São Paulo enfrentaram uma terrível enchente, que arrastou carros e matou uma professora de 23 anos.
Segundo Ricardo Valota em reportagem feita para o estadão.com. br
“Estragos e morte. Com a forte chuva, o córrego da Ponte Baixa, que corre paralelo à Estrada do M' Boi Mirim, transbordou e inundou as ruas da região. Várias casas foram tomadas pela água e carros acabaram arrastados pela enxurrada nas ruas Luís Aranha de Vasconcelos, José Barros Magaldi, e Antonio Aranha. Moradores do Condomínio Projeto das Américas, localizado na Estrada do M' Boi Mirim, 320, viram a água do córrego invadir o estacionamento, arrastando com ela alguns veículos.
Marcos Camargo Júnior, um dos moradores, afirma que o córrego é canalizado naquele trecho e que passa sob o condomínio. Uma das moradoras, a professora Michele Borges, de 28 anos, amiga de infância de Marcos, foi levada pela água ao descer até o estacionamento na tentativa de salvar o Fiat Uno branco dela. "Tentamos salvá-la, mas ela não conseguiu segurar a mangueira do hidrante que usamos como corda, e se perdeu no meio da água. “Tentamos salvar alguns carros que estavam próximos de pontos mais altos, mas a maioria se chocou contra os muros”.”
As enchentes são calamidades naturais que ocorrem quando um leito natural recebe quantidade de água superior ao seu volume Maximo, surgindo assim transbordamentos, que podem provocar enormes prejuízos. Em regiões rurais a vegetação absorve a água, mas em regiões urbanizadas o mesmo não acontece, pois há a interferência humana, que de certa forma altera o meio em que vive, através de construções mal projetadas-que muitas das vezes não respeitam os limites ambientais- e de deposito errôneo de lixo em vias publicas que acabam entupindo as saídas de água.
Conseqüências:
·         Abandono de lares inundados
·         Perda de materiais
·         Contaminação da água
·         Doenças, dentre outras...
Para impedir conseqüências como a de São Paulo deve-se, construir barragens e reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com abertura protegida para evitar entupimentos provenientes de lixo. Deve-se ampliar campanha de conscientização, para que as pessoas não joguem lixo em vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário